sexta-feira, 3 de abril de 2009

A beleza do rural e do urbano no aniversário da capital

No dia 26 de março Porto Alegre completou 237 anos. Nesta mesma data, começou no Barra Shopping Sul uma mostra cultural homenageando a cidade. A exposição fotográfica “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais”, de Eurico Salis, é composta de 18 imagens que fazem parte do livro de mesmo título e contempla o cotidiano da capital gaúcha e suas cidades vizinhas.

O experiente fotógrafo Salis selecionou cenas do dia-a-dia da Grande Porto Alegre e contrastou o urbano com o rural, em fotos tiradas entre os anos de 2006 e 2008. Seu livro conta com 155 imagens coloridas, em 168 páginas que incluem textos inéditos de personalidades renomadas como Moacyr Scliar, Ruy Carlos Ostermann, Luiz Coronel, Carlos Urbim, Luís Augusto Fischer e Antonio Augusto Fagundes, sobre a capital e suas paisagens diversas. No ano passado, o livro conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura em Melhor Projeto Gráfico.

Com o slogan “Feliz Aniversário, Porto Alegre. Nosso presente enche os olhos da cidade inteira.”, a exposição premia seus visitantes com belas fotografias de locais como a Rua dos Andradas, Cais do Porto, Morro da Polícia, Ilha da Pintada, Avenida Borges de Medeiros, paisagens rurais de Belém Velho, orla do Guaíba, Usina do Gasômetro, além de parques, praças, edifícios e paisagens noturnas da capital gaúcha.

A mostra está localizada na Praça Central do Barra Shopping Sul, na Avenida Diário de Notícias, 300. Trata-se de uma exposição completamente grátis e poderá ser vista até o dia 26 de abril, de segunda a domingo, das 11h às 23h.


Lembrando:

O que: Exposição fotográfica "Porto Alegre: Cenas Urbanas, Paisagens Rurais", de Eurico Salis.

Quando: De 26 de março a 26 de abril.

Onde: Praça Central do Barra Shopping Sul (Avenida Diário de Notícias, 300).

Horário: De segunda-feira a domingo, das 11h às 23h.


OPINIÃO

Retratos de uma cidade que não para

Passada a semana de Porto Alegre, restam ainda algumas exposições que celebram a cidade. Um exemplo é Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais, que traz algumas belas imagens presentes no premiado livro homônimo, de Eurico Salis. A mostra fotográfica retrata a capital através do olhar do autor em 18 fotos, que se revezam entre alguns dos princiais pontos da cidade, alguns naturais e outros frutos da criação humana. O autor retrata o dia-a-dia de uma forma bastante própria, a antiga Porto dos Casais é retratada em algumas das imagens, como se tivesse vida própria.

A exposição se encontra próxima à praça de alimentação do BarraShoppingSul e pode passar desapercebida pelos menos avisados (enquanto procurava por ela, eu mesmo descobri que já havia passado pelo local sem notá-la). Mas essa "timidez" não compromete o resultado e a grandeza de algumas das imagens. A sensação, ao fim, é de que 18 fotos são poucas e a procura pelo livro deve aumentar bastante. Desta forma, Salis é bem sucedido em sua proposta.

O público que passa para dar uma conferida, mostra gostar bastante das imagens. O policial militar Gilberto Viegas, que observava uma foto do Morro da Polícia, diz que se identificou por conhecer o local fotografado e que achou o trabalho ali exposto muito bonito. Já o publicitário Edir Milane ressalta que achou interessante por trazer ângulos inusitados, de forma que ele nem reconhecia que se tratava de algum lugar de Porto Alegre. Ambos desconheciam o autor, mas afirmaram que por terem se interessado pelas obras e pretendem se informar sobre outros trabalhos de Salis, incluindo o livro que originou a mostra.

As peças estão disponíveis sobre o desenho de uma rosa-dos-ventos no piso, causando um interessante efeito visual - principalmente para quem observa a à distância, no andar acima (veja na foto). E, de fato, não custa nada fazer uma visita à mostra, que é gratuita. Mas vale principalmente pelo conteúdo, que revela um ligação bastante sentimental entre o artista e a cidade. O passeio surge como sendo uma boa oportunidade para aqueles que estão cansados de toda a rotina estressante de uma cidade grande. Estes podem parar, respirar e, caso consigam entrar no clima proposto, enxergar uma certa beleza em todo esse caos urbano diário. Nem que seja por alguns minutos.

Pequena amostra da exposição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.