quinta-feira, 16 de abril de 2009

Usina do Gasômetro 80 anos

A exposição Usina do Gasômetro 80 Anos marca as oito décadas de existência do maior pólo cultural da cidade. A construção que hoje abriga o Centro Cultural Usina do Gasômetro tem 11.300 m² e recebe um milhão de visitantes a cada ano.


Imagem: Liege Ferreira

Na mostra o visitante conhece em detalhes a história do prédio, que nasceu como termelétrica e atualmente é uma usina de arte. Ao examinar o arquivo do jornal Correio do Povo, o historiador William Keffer descobriu que a Usina começou a operar em 15 de novembro de 1928, e não em 11 de novembro, como se pensava. Keffer é o responsável pela pesquisa e consultoria histórica da exposição.

Nos primeiros anos de funcionamento da Usina, a fuligem da fumaça produzida pela queima do carvão chegava a escurecer telhados de construções dos arredores, além de prejudicar a saúde de seus habitantes. Assim, devido aos protestos da população, foi erguida em 1937, no governo de Alberto Bins, a chaminé de 101 metros de altura e oito de diâmetro em concreto armado, com o uso da técnica então revolucionária das formas deslizantes e revestimento interno de tijolos refratários vitrificados.


Imagem:HEstudio

Esse e outros momentos da história do Centro Cultural estão contemplados na exposição, que ocupa o térreo e o mezanino da Usina: A parte chamada A História na Usina, no pavimento térreo retrata a trajetória desta edificação tão importante como marco urbano na cidade. Este percurso expositivo é dividido em cinco setores: o primeiro setor conta a história da Usina do Gasômetro na concepção inicial do edifício, quando funcionava como Usina de Energia. Além de textos e fotos da época, há uma mostra de objetos daquele período. No segundo setor, é contada a história do período de abandono, e o terceiro setor mostra o período de restauração. O quarto setor relembra o momento em que a Usina se tornou um espaço cultural.


Imagem: Thais Maciel

A Usina na História é o título do segundo percurso expositivo, localizado no mezanino. Ali, a proposta é realizar um resgate histórico dos principais eventos ocorridos no mundo, no Brasil e em Porto Alegre ao longo dos últimos 80 anos, buscando inserir a Usina do Gasômetro nestes diferentes contextos. Uma linha do tempo unifica os painéis, que trazem textos e imagens históricas divididas por décadas (anos 20 até os anos 2000), além de nichos temáticos que mostram elementos destes períodos. A mostra é finalizada com apontamentos a respeito do futuro da Usina do Gasômetro.

Lembrando:

O que: Exposição Usina do Gasômetro 80 anos

Quando: De 27 de novembro a 01 maio

Onde: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551)

Horário: Ter, Qua, Qui, Sex, Sab e Dom das 9h às 21h

Opinião

Nesse último final de semana fui visitar a Usina para me inscrever em uma oficina de malabares. Ao entrar, me deparei com a exposição comemorativa do aniversário de 80 anos da antiga termoelétrica. O que mais chama a nossa atenção, é com certeza o design, a disposição dos elementos que fazem parte dessa mostra. Nos dois andares em que é apresentada, meio que nos perdemos em um labirinto histórico, em que grandes painéis tomam conta do ambiente, onde as cores, belas fotografias, instalações e objetos inusitados, têm presença confirmada. Paredes com cortes propositais nos fazem ver a exposição de diversas formas.


Imagem: Liege Ferreira

Para quem se interessa por história e fotografia, vale muito à pena dar uma conferida. Um apanhado geral da história da Usina, da nossa cidade e do Brasil também. Ao mesmo tempo em que lemos nos grandes painéis uma síntese de cada época, dos anos 20 aos anos 2000, acontecimentos importantes como a Ditadura Militar tem maior espaço de abordagem; fragmentos de escritos de jornalistas, teatrólogos, pensadores, entre outros, também tem espaço reservado.


Imagem: Liege Ferreira

Outra coisa passível de ser abordada sobre essa exposição, é do porquê que ela é tão pouco visitada. Acredito ser pertinente pensarmos no motivo da falta de divulgação de eventos interessantes como esse para o grande público. A gente só fica sabendo por acaso mesmo. Nesse dia tinham dois casais e um senhor apenas. Me lembro que no aniversário comemorativo da RBS a Usina estava cheia de visitantes. Então eu penso, que mal faria divulgar mais esses acontecimentos na televisão, por exemplo, já que é o meio de comunicação de maior alcance. Devaneio ou não, seria interessante e produtivo a arte, do tipo que for, alcançar mais pessoas.

Perguntei para menina que trabalha na exposição, levando as pessoas para conhecê-la e explicando os conteúdos expostos, se a média de visitação era alta, média ou baixa. A resposta foi média, mas devido ao acaso digamos, pois quem passa por ali, pára para dar uma olhadinha. Algumas escolas têm a ótima ideia de levar seus alunos para visitar a exposição, uma grande coisa, já que nossos colégios, principalmente os do Estado, não tem muito esse costume de levar os estudantes para mostras, ou quando o fazem, é muito de vez em quando.


Imagem: Liege Ferreira

A Usina do Gasômetro é um espaço incrível, que abriga um grande pólo fomentador de arte. Infelizmente, existem locais em Porto Alegre com potencial enorme para abrigar os artistas e as artes que estão praticamente abandonados. Não é compreensível então, porque que vários grupos de teatro, circo e dança não têm lugar para ensaiar. Fica a indagação.

A mostra de aniversário fica exposta por mais algumas semanas, ainda dá tempo de passar por ali para prestigiar um trabalho importante e bem feito, e também aproveitar aquele pôr-do-sol com um chimarrão para não perder o costume!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.